MERCEDES-BENZ ACELERA VENDAS COM REALIDADE AUMENTADA 3D

A Mercedes-Benz Alemanha está a impulsionar as suas vendas com base na transformação digital. Dois novos recursos são foram introduzidos com o lançamento no mercado do novo Classe A: a aplicação 3D de realidade aumentada Mercedes cAR e a realidade aumentada virtual acessível com os, cada vez mais comuns, óculos de realidade virtual.

Configurar o veículo no smartphone ou tablet e visualizar todos os detalhes

Com a aplicação, os clientes e possíveis compradores, podem configurar individualmente o seu veículo num smartphone ou tablet e visualizá-lo em cada detalhe numa resolução tridimensional única, tanto no interior como pelo exterior, num ambiente à sua escolha. Tal como o novo sistema multimédia do Classe A, a Experiência do Utilizador da Mercedes-Benz (MBUX), a aplicação Mercedes cAR destaca-se pelos controlos extremamente intuitivos. Graças à realidade virtual, uma visita a um concessionário assume uma nova dimensão: a Mercedes-Benz possibilita que os visitantes usem óculos de realidade virtual e experimentem o veículo escolhido nas configurações desejadas e em tempo real, graças à tecnologia 3D. A marca está a implementar esta tecnologia virtual nas sete regiões de vendas da Alemanha. O objetivo é tornar a experiência da marca ainda mais atraente e orientada para cada cliente com as imagens geradas digitalmente a desempenharem um forte papel durante o aconselhamento de vendas e serviços.

O mundo virtual e real estão a misturar-se

“O mundo virtual e o real não estão apenas a misturar-se cada vez mais no ramo automóvel de veículos e serviços, mas também em marketing e vendas. A imagem gerada digitalmente dá-nos novas e fascinantes oportunidades ao abordar os clientes”, diz Britta Seeger, membro do Conselho Administrativo da Daimler AG responsável pela Mercedes-Benz Cars Marketing & Sales. Com a estratégia de vendas e marketing ‘Melhor Experiência do Cliente’, a marca está a adotar, cada vez com mais frequência, novas abordagens em marketing e vendas, direcionando todas as suas atividades aos desejos de cada cliente. “Graças às tecnologias digitais, como a realidade aumentada e virtual, os nossos clientes podem explorar de maneira rápida e fácil os diversos veículos. Desta forma, o ponto de venda torna-se um ponto de experiência”.

Mercedes cAR: configuração do veículo 3D em casa e em movimento

Com a nova aplicação 3D, de realidade aumentada, Mercedes cAR, os clientes e potenciais compradores podem experimentar o veículo que preferem de uma maneira completamente nova. Além de disponibilizar os recursos clássicos de configuração, a função scanner da aplicação possibilita a integração, em tempo real, da configuração em curso ao ambiente onde se encontra o cliente. Além disso, o veículo escolhido pode ser virtualmente conduzido e girado numa rotação completa (360 graus). Isso também pode ser feito em termos de interior proporcionando uma visão interior integral. Outro destaque é a representação em alta resolução de todos os componentes internos e externos. Isso significa que, por exemplo, os poros superficiais de tecidos e materiais usados ​​até mesmo nos menores detalhes podem ser apresentados de maneira realista. A aplicação garante um alto fator de entretenimento graças ao seu interface intuitivo e semelhante a um jogo.

A aplicação usa a mais recente tecnologia Apple ARKit™, disponibilizando a função de gravação, permitindo que as configurações criadas  possam ser salvaguardadas num smartphone ou tablet, por exemplo sob a forma de uma foto que pode ser partilhada nas redes sociais. Paralelamente ao modo de Configuração, o modo Explorar da Mercedes cAR fornece informações adicionais e claras sobre o veículo e fornece hiperligações para pequenos videoclipes com destaques do veículo no canal YouTube da Mercedes-Benz e em Mercedes-Benz Online Configurator.

A aplicação também disponibiliza, ao utilizador, acesso à Loja Online da Mercedes-Benz ou a busca de um revendedor, onde, por exemplo, um test-drive pode ser realizado.

A Mercedes cAR surge com o lançamento no mercado do novo Classe A. Este é o primeiro modelo a apresentar a Experiência de Utilizador da Mercedes-Benz (MBUX), que permite operação intuitiva e um relacionamento completamente novo com o automóvel, graças à inteligência artificial, ao controlo por voz, inteligente, e a um conceito abrangente de controlo por toque. Quando a Mercedes cAR App entrar em ação será possível configurar o novo Mercedes-Benz Classe A com as linhas Style, Progressive e AMG Line.

Outras opções de configuração e modelos surgirão gradualmente. A aplicação já está disponível na App Store da Alemanha para iPhone® e iPad®, para iOS 11, e nos próximos meses também estará disponível para dispositivos Android.

O design e a realização da aplicação decorreu em estreita cooperação com a agência Antoni Garage.

#TablierMagazine

Fonte: Daimler

Related posts